Alerta
Atenção na volta da praia
Buraco na ponte para o Laranjal exige cuidado por parte dos condutores; previsão é que até o final do verão o problema seja corrigido
Paulo Rossi -
Voltar da praia do Laranjal tem exigido atenção redobrada dos pelotenses. Na cabeceira da ponte que liga a praia ao centro do município, à direita de quem está retornando da praia, tem um buraco. Com cerca de 30 centímetros de largura, ele causa um desnível na pista e tem sido um problema recorrente na vida dos condutores e, principalmente, dos moradores da praia.
Conforme ele aparece, a prefeitura municipal realiza reparos, mas sempre é uma medida paliativa. No sentido praia-cidade, a irregularidade na ponte tem feito os moradores desviarem seus trajetos para não passarem nesse trecho. É possível ver condutores de carros, motos e ônibus se deslocando mais à esquerda ou à direita na ponte. Outros optam por diminuir a velocidade e, alguns que não têm conhecimento da saliência, acabam passando por cima.
A movimentação na praia se intensifica no verão, quando muitos moradores se deslocam até os balneários para aproveitar os dias quentes. "Estamos cansados dessa situação. Eu veraneio há anos aqui, sempre teve buracos nas ruas, mas passar na ponte é problemático. Toda vez que passo ali tem aquele buraco, tenho que ficar desviando. Meu receio é de furar um pneu ou sofrer um acidente no retorno" destacou Guilherme Santos, que curte as férias na praia há mais de uma década.
A origem do problema está na contenção do aterro na cabeceira da ponte. Há uma fuga de material. O secretário de Obras e Pavimentação, Luiz Eduardo Tejada, explica que há estacas de madeira na contenção que precisam ser trocadas, mas que não oferecem risco a quem passa pela ponte. "Na ponte, há uma contenção de madeira que, com o tempo, acabou apodrecendo algumas das estacas. Por isso, existe essa fuga de material, mas não é nada expressivo. Não chega nem a 10% da contenção, não oferece risco, mas gera o buraco na pista" explicou.
Para solucionar a questão, a Secretaria de Obras e Pavimentação planeja uma ação em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Rural para solucionar a questão em definitivo. " Nós faremos isso em outro momento, está previsto para mais adiante. A gente tem feito aquela correção até pelo fato da estrutura da ponte não oferecer risco. Provavelmente, até o fim do verão já tenhamos realizado esse trabalho em definitivo", afirmou o secretário.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário